JOVANIR MEDEIROS


Desde criança aprender, descobrir eram parte de miha rotina. Do tipo que fuça, desmonta e remonta coisas e lê tudo que vê pela frente e faz todo tipo de pergunta.

Aproximadamente pelo ano de 1983 começou minha paixão pelo ótico quando ganhei um binóculo, o mesmo se transformou em projetor de imagens e microscópio várias vezes. Desenhava, também fazia histórias em quadrinhos e estudava eletrônica, coisas que comecei com 9,10 anos de idade.

Mas com o tempo percebi que gostava mesmo da arte de criar: fosse um aparelho eletrônico, um desenho, uma luneta, um boneco de argila, cartão de natal, uma caixa de madeira diferente...

A ótica era uma das ciências que sempre me atraiu então pelos 20 anos de idade estudei todo curso de fotografia oferecido pelo IUB (Inst. Universal Brasileiro), mas não pude seguir lamentavelmente na época o custo de praticar fotografia era muito alto pra mim.

Porém em todas as oportunidades que tive levava a câmera yashica (considerada semi-profissional na época) de meus pais nas viagens que fazia e mesmo tentando economizar nas 36 poses do filme ainda assim tentava criar uma foto diferente e ousada.
Já em 2007 adquiri minha primeira câmera de 3MP (sem objetiva) fazendo belas fotos que até eu me admirava com esta câmera eu literalmente saia com ela na mochila para aproveitar qualquer chance de fotografar – Isto sempre surpreendia as pessoas, alguém que carrega a câmera consigo o tempo todo e não é um celular.

Como pretendia viajar a Machu Picchu achei uma injustiça levar apenas esta câmera e comprei uma com objetiva e 14MP. Que maravilha!!

Ao voltar da viagem durante período de reflexões sobre minha vida e profissão, de repente veio o estalo: Fotografia!!!

Voltei a estudar e por fim comprei uma câmera profissional e fotografei muito, muito mesmo, todos os dias e assim continuo até hoje no caminho que será pra toda essa vida.

Adoro criar o novo, congelar um momento único que só eu percebi e expressar este olhar!

Espero muitas pessoas também se sintam agraciadas pela minha arte!

Pois eu adoro fotografar!

VEGETARIANO ANTES DE FOTÓGRAFO
Também desde minha infância (já faz algum tempo) fui um grande admirador de todos os animais e da natureza!
A beleza das criaturas, a inteligência, meiguice e o modo de ser totalmente sincero sempre me emocionaram.
A convivência com os mais variados tipos de animais domésticos só reforçaram em mim a percepção dos animais como seres conscientes e emotivos e o amor pelos mesmos!
Não lembro o numero de vezes que fui questionado por tirar algum caracol ou minhoca do meio do caminho que certamente seria a morte do mesmo...
Essa admiração foi tomando conta que fui contra a tradição familiar parei de pescar aos 19 anos de idade – algo incomum na época. E alguns anos depois me tornei vegetariano em defesa da vida animal e evitar o sofrimento dos mesmos!
A fotografia da natureza e animais sempre me acompanharam sendo apenas uma conseqüência do meu sentimento pelos mesmos!
Por esse motivo me alegra tanto registrar estes momentos para outras pessoas, pois une meu amor pela arte da fotografia com o amor pelos animais!